Diagnóstico Capilar

Welcome to your Diagnóstico Capilar

TESTE DE POROSIDADE - O fio boia, afunda ou fica no meio?


É um teste bastante conhecido e também o primeiro passo para fazer o diagnóstico capilar. É a partir disso que você consegue ver se o cabelo está saudável ou não – já que é a porosidade é o que define a capacidade do fio em absorver nutrientes.

Pegue um copo com água e um fio do cabelo que você quer analisar. Coloque o fio dentro do copo e observe como ele se comporta.

De modo geral, se o fio afundar, ele precisa de reconstrução, se ficar no meio do copo, nutrição, e se boiar, recomenda-se a hidratação.

 

TESTE DE RESISTÊNCIA

O que dá  força ao cabelo, impedindo que os fios quem, é a Queratina. Por isso, a Queratina é chamada de proteína estrutural, é ela que garante que o cabelo seja resistente para suportar as agressões mecânicas e físicas sem quebrar. Realizar este teste é muito simples:

  • Escolha fios das diferentes regiões do couro cabeludo como no teste anterior
  • Segure cada uma das extremidades e puxe até que o fio se quebre.
  • Você deve prestar atenção ao som que acontece quando o cabelo se rompe.

Resultado:

– Se o cabelo estiver forte e resistente ele vai dar uma estalo seco e forte “tac”, semelhante ao estalo que um galhinho seco quando quebra.

– Se o cabelo estiver com a sua força um pouco comprometida, o som será mais fraquinho, como se o cabelo já não tivesse mais tanta força para “gritar”, digamos assim.

– Mas se o som for praticamente imperceptível ou algo como um plic, é sinal que ele já está com sua resistência bastante comprometida e precisa de reconstrução a base de queratina e aminoácidos com muita urgência.

TESTE DE ELASTICIDADE

O cabelo saudável tem a capacidade de esticar de 20 a 30% do seu próprio comprimento sem se romper. Geralmente os cabelos grossos podem esticar mais do que os mais finos. Quando úmidos os cabelos esticam mais, então o teste deve ser feito sempre nos cabelos secos.

  • Escolha um fio de cabelo de cada região do couro cabeludo: Fronte, topo, mediana e nuca.
  • Enrole uma pequena porção do fio em um dedo indicador de uma das mãos e a outra extremidade no indicador da outra mão.
  • Estique delicadamente, observando se ele consegue esticar sem se romper facilmente.
  • O cabelo deve ter a capacidade de esticar e voltar e ao comprimento normal, sem se romper facilmente quando esticado e nem permanecer esticado quando você soltar uma das extremidades.

Resultado:

  • Se o cabelo estica e volta ao estado original tranquilamente, significa que ele está com elastina o suficiente para lhe proporcionar esta propriedade elástica.
  • Se o fio se romper facilmente, significa que além de faltar a elastina, a queratina (que é a proteína que dá resistência aos fios) também precisa ser reposta com urgência para fortalecer os cabelos.
  • Se os fios esticam, não rompem, mas também não voltam ao estado original, significa que este cabelo está desgastado por processos mecânicos como secador e chapinha. A elastina do cabelo já foi prejudicada e o processo de degradação das cadeias de queratina já está acontecendo também a elasticidade dos cabelos é utilizando máscaras capilares com colágeno e elastina, encontrados principalmente na proteína da seda, do leite e óleos orgãnicos

– A melhor forma de devolve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *