ENTENDENDO OS CORRETORES ORIGINE COULEUR

ENTENDENDO OS CORRETORES ORIGINE COULEUR

A cartela de cores Guichard Professional possui quatro corretores de tom: CRC/1, CRC/2, CRC/9 e CRC/ 12. Para utilizá-los da melhor maneira possível criamos este guia de orientação que permite entender melhor suas tonalidades e alturas de base.

– Primeiro aspecto que deve ser salientado, que embora seja amplamente estudado em colorimetria nunca devemos deixar de mencionar, é que a perfeita neutralização dos tons se dá em mesma altura de base, devendo-se ainda levar em consideração a intensidade da cor. Desta forma, vamos ter isto sempre em mente na realização deste estudo.

– Os corretores CRC foram criados para serem utilizados sozinhos com o creme oxidante da força desejada ou para serem misturados as colorações criando novas cores. 

-No caso de mistura com as colorações a proporção de ¼ de CRC para ¾ de coloração resulta no tom fantasia e   a proporção de ½ de CRC para ½ de coloração resulta no tom fantasia intenso. 

– Sempre que o corretor for misturado a uma base o seu pigmento será mais intenso do que se CRC estivesse puro, pois os pigmentos da base intensificam a saturação do pigmento do CRC e vice-versa. 

ESCALA DE ALTURA DE TOM DOS CRCs

CRC/1- CINZA ,formado por pigmentos esverdeados mas com aparente reflexo cinza. Neutraliza reflexos acobreados/dourados, dourados/acobreados na altura da base 8 ou acima, resultando em tons nude. Neutraliza reflexos dourados na altura de base 8 ou acima, resultando em leve acinzentado quanto mais alta e menos dourada for a altura e tom da base. Nota-se porém que a intensidade do pigmento acobreado é muito maior do que a do pigmento cinza, por isso sempre que o cobre estiver presente haverá um residuo desta nuance.

Escala do CRC/1

CRC/2- VIOLETA SUAVE, é um tom de violeta na altura de base 10, como se vê na figura abaixo. É ideal para suavizar o tom dourado residual das descolorações, resultando em loiro mais natural e brilhante que não tende nem para o cinza nem para o irizado.

 

Escala do CRC/2

CRC/9- MATE, este tom é nude, marrom frio levemente esverdeado na altura da base 8. Portanto ele matiza os tons acobreados com pouca interferência nos tons de dourado. É ideal para ser utilizado sobre os tons cobre/ dourado ou dourado/acobreado, quando não se deseja esfriar tanto o tom das mechas, mas deixá-las com aspecto natural.

Escala do CRC/9

CRC/12- VIOLETA ACINZENTADO, este irisado na altura da base 8 neutraliza com perfeição os tons de dourado/dourado ou dourado, residuais das descolorações na altura de 9 ou 10. Nestes casos o tom resultante é o bege perolado. Se aplicado sobre 10.03 o resultado será um leve irizado.

É importante notar que o irizado quando aplicado sobre o cobre resulta em violeta mais escuro, isto devido ao fato do tom cobre conter vermelho, enquanto o irisado contém azul; a soma destas cores resulta no tom violeta. Disto se conclui que o CRC/12 não é ideal para os tons acobreados.

Escala do CRC/12

1 comentário em “ENTENDENDO OS CORRETORES ORIGINE COULEUR”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *