Os oligoelementos, também denominados de microelementos, ou elementos traços, são elementos de baixo peso molecular, podendo ser definidos como os catalisadores no metabolismo das reações enzimáticas dos seres vivo.
Micronutrientes Essencias
Zn Cu Mg Mn
- A fim de assegurar o transporte dos oligo elementos nos cosméticos, a Guichard Professional utilizou em seus produtos a acetilmetionina, solúvel em água e consequentemente ionizável. A estrutura molecular original dos oligoelementos EXSYMOL corresponde a um quelífero, no qual o catalisador metálico, com número de oxidação II, está ligado a duas moléculas de N-Acetilmetionina.
- Esta estrutura pode ser representada pela seguinte fórmula estrutural: O=C-O M
A ESTRUTURA DOS OLIGO ELEMENTOS EXSYMOL
METIONINA
Ametionina é essencial à produção de queratina e ao crescimento dos cabelos, unhas e dentes; Participa na contribuição do grupo Tiol SH, o qual é particularmente reativo e lábil; e na reação de oxidação-redução, através do transporte de idrogênio. Nutricionalmente essencial, a metionina é um aminoácido sulfurado e, juntamente om L-Cistina, é a principal fonte de enxofre orgânico para o organismo.
O grupo metila é utilizado para a metilação de vários compostos. L-Metionina condensa-se com ATP para formar a chamada “metionina ativa” (S-Adenosil-L-Metionina), o grupo metila que contribui para a síntense da colina, creatina, sarcosina e adrenalina, ou para a desintoxicação de derivados de piridina e ácido nicotínico.Ademetilação de L-Metionina forma S-Adenosil-L-Homocisteina.
ATIVIDADE BIOLÓGICO DOS OLIGO ELEMENTOS
COBRE
Oíon cúprico catalisa a formação de pontes de disulfeto que participam do processo de queratinização. Também catalisa a . Catalisa também a formação de melanina, pois faz parte da tirosinase,umcomplexo protêico e cobre. Conseqüentemente, ntervém na pigmentação da pele e dos cabelos. Ocobre é essencial no trabalho da tiróide. Catalisa reações antiinflamatórias. Cobre tem uma , que age também sobre a Superóxido Dismutase e consequentemente favorece a neutralização dos radicais livres. formação de colágeno, elastina e ácidos nucleicos ação anti-séptica e bacteriostática
MANGANÊS
O Manganês é fundamental para a síntese de proteínas de DNA e RNA. O Manganês tem estreita relação com algumas atividades neuro-hormonais. Inibe a atividade da adenilato ciclase, induzida pelo hormônio antidiurético.OMg interfere no fenômeno de fosforilação oxidativa, ou seja no metabolismo glicídico, pelo aumento da combustão. Além de sua ação no sistema enzimático, influencia o metabolismo de outros oligo elementos, tais como ferro, cálcio e algumas vitaminas do grupo B. A associação Manganês-Cobalto é específica para os problemas funcionais relacionados com o envelhecimento. Combate a senescência através de várias ações:
- neurovegetativa, circulatória e de eliminação (edemas, acne rosacea, distonia). Aassociação Manganês-Cobre é recomendada para o tratamento da acne e da celulite.
MAGNÉSIO
É especialmente indicado para as reações biológicas da derme, auxiliando na transferência do íon sulfato do P.A.P.S.Aação do íon magnésio está ligada a do cálcio e participa: Na produção de proteínas específicas com código genético, e contribui para a estabilização da hélice dupla do DNA. Nasíntese e no uso de ligações de muita energia. Na verdade, o Magnésio é necessário para a síntese de vários compostos com ligações de muita energia de qualquer tipo. Por exemplo, a ligação anidrido fosfórica encontrada principalmente no ATP ou ITP. Duas reações são essenciais para qualquer atividade celular: Asíntese deH2e transporte de elétrons, tais como, D.P.N -T.N.P e coenzima A. A síntese e atividade de multiplas enzimas (cerca de 300) necessárias para: metabolismo nucléico, protéico e metabolismo lipídico. Esta breve explicação a respeito do Magnésio ilustra sua suprema importância na biologia.
ZINCO
O zinco é essencial para a formação de células sanguíneas e a produção de hormônios das glândulas endócrinas, especialmente as glândulas genitais e pituitária. É essencial também para a multiplicação celular e síntese deRNAe DNA. Regula a atividade de várias enzimas da membrana tais como adenosina trifosfotase e fosfolipase A2, inibindo-as. Isto ocorre porque o zinco interrompe algumas atividades
dependentes de energia da membrana plasmática e melhora a integridade da membrana celular.
O zinco possui uma ; ativa a Superóxido Dismutase (S.O.D). Ozinco intervém no processo de defesa imunológica, ativando a enzima principal do sistema imunitário. Aadenosina desaminase (ADA).Ozinco estimula o crescimento dos cabelos e dos dentes. Na cosmetologia, é usado principalmente por sua . A hiperseborréia está estreitamente relacionada com sensibilidade local de dihidrotestoterona, a qual é derivada da testosterona pela ação da 5 alfa reductase.
O sebum excretado está em contato com microorganismos, propiciando uma atividade pro-inflamatória. Esta ação regularizadora do zinco sobre a secreção sebácea foi provada tanto em animais quanto em humanos. Em humanos, a deficiência de zinco está sempre ligada a uma dermatite seborréica, que é totalmente reversível com um suplemento de zinco. A associação zinco e cobre é bastante recomendada por sua ação bacteriostática e antisséptica, sendo especialmente anti-estreptococal. O Cobre por outro lado atua sobre a Superóxido Dismutase (SOD), favorecendo a redução de radicais livres.
Aqui na Guichard Cosmética, prezamos pela saúde e pelo meio ambiente enquanto cuidamos da beleza do seu cabelo. Veja alguns dos nossos tratamentos capilares profissionais com os Oligoelementos: