OS MIXTONS
Os MIXTONS são pigmentos puros extremamente saturados (somente a cor sem adição de base) que foram desenvolvidos para possibilitar a criação de tons de coloração permanente quando misturados as bases.
– O uso de um MIXER deve estar sempre associado ao uso de uma base para a criação de um tom. O MIX sozinho(sem a base), não tem poder de cobertura de tom em profundidade por ser um pigmento puro.
– Os tons de base indicados para a mistura dos MIX são: 6.0, 7.0 e 8.0.
– Proporções: seguindo a proporção de 75% base / 25% MIX cria-se um tons fantasia e 50% base/ 50% MIX cria-se um tom fantasia intenso.
*Observa-se ainda que se a proporção de MIX/Base for igual ( 50%/50% na criação de tom intenso) a cor resultante descerá 1 tom. Exemplo: 30 gr de 8.0 + 30 gr de 6666 = 60 gr de 7.66. Isso ocorre devido ao grau de saturação proporcionado pelo MIX, que faz ainda com que a cor resultante tenha resultado muito próximo dos tons especiais da Cartela Guichard. No caso exemplificado um 76.66. No entanto os tons obtidos serão iguais aos especiais, como o 66.66, apenas em tonalidade mas não em durabilidade da cor, pois os tons especiais possuem uma base especial intensa que garante uma maior durabilidade dos tons fantasia.
– Portanto quando utilizar o MIXTOM ou a mistura entre eles, considere que estará utilizando apenas o que vem depois do ponto ( . ) na criação de uma tonalidade. Ou seja você estará criando .6, ou .66, ou .64, ou .45, ou .26 e assim por diante… A altura de base para cobertura em profundidade sempre será definida pela base escolhida para a mistura (6, 7 ou 8)
– A proporção de coloração/oxidante permanece inalterada, 1 coloração x 1 ½ de oxidante.
– Os MIXtons não devem ser utilizados como corretor de tom devido a sua alta saturação de pigmentos. Eles não foram desenvolvidos com este propósito e, portanto, não foram realizados testes neste sentido; de forma que o uso de um MIX como CORRETOR de tom pode gerar uma cor inesperada ou indesejada, podendo comprometer o trabalho do profissional.
*Claro que cada profissional é livre para fazer seus próprios testes. E se encontrar resultados satisfatórios às suas necessidades, nada impede que os use segundo o que achar que lhe convém.
Para que fique claro, os CORRETORES (CRC) tem a função de corrigir/neutralizar tons ou reflexos indesejados, como por exemplo os dourados. CORRETORES possuem menos saturação de pigmentos são mais suaves permitindo que as correções sejam feitas com segurança sem o “perigo” de chumbar (saturar) os cabelos.
COMO USAR OS MIXERS – EXEMPLOS
– Para criar um tom fantasia:
A proporção da mistura de Base + MIX deve ser de 75% de base + 25% de MIX ou ¾ de base + ¼ de MIX, que resulta em uma cor fantasia desejada. Por exemplo: para criar 60 gr do tom 6.6, utiliza-se 45 gr de base 6.00 + 15 gr de 6666 ( RED ). A proporção de oxidante permanece a mesma indicada para as colorações prontas.
-Para criar um tom fantasia intenso:
Se a intenção for criar uma cor intensa mistura-se partes iguais de base e Mixer. Por exemplo : para criação de 60 gr do tom 6.66 ; 30 gr de base 6.00 + 30 gr de Mixer Red.
OS TONS DE MIX INTERMEDIÁRIOS representados na cartela de cores GP são algumas das muitas opções de cores que podem ser criadas através da mistura de diferentes proporções e cores de MIXTOM entre si. Os profissionais que dominam a colorimetria podem criar cores da própria cartela GP, bem como criar tons personalizados para suas clientes; de forma que a utilização dos MIX garante uma gama de cores tão grande quanto a imaginação e habilidade do profissional.
Percebe-se que os tons Intermediáros da Cartela GP são aqueles mais utilizados dentro do Círculo Cromático. A proporção de mistura de cores varia a cada tom desejado, pois existe diferença de predominância de cor de uma cor sobre outra.
Por isto as proporções para conseguir os tons representados na cartela já estão descritas, facilitando o trabalho dos profissionais que podem seguir a receita, calculando apenas as medidas em gramas de cada cor para obter o MIX desejado.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: as proporções descritas representam a proporção de mistura entre os MIX, mas o profissional deve calcular a quantidade em gramas que deve ser adicionado as bases para atingir as cores desejadas.
Por exemplo: para a criação de um MIX Topázio (cobre); indicamos que se utilize 25% de vermelho para 75% de amarelo, pois o pigmento vermelho é muito mais intenso que o amarelo, por isso a proporção de vermelho na mistura é menor e a de amarelo maior para obter o tom cobre. Caso misturássemos vermelho e amarelo em partes iguais, obteríamos o tom .64 (vermelho acobreado); que também é bastante utilizado nas colorações e é uma opção de cor a ser criada através da mistura dos Mixers com as bases.
Outra questão bastante importante a ser compreendida para a criação de tons com intermediários é que deve-se respeitar a mesma regra citada anteriormente:
Para a criação de um tom fantasia:proporção da mistura de Base + MIX Intermediário deve ser de 75% de base + 25% de MIX que resulta em uma cor fantasia.
Se a intenção for criar uma cor intensa mistura-se partes iguais de base e MIX Intermediário.
Na prática isso significa que, primeiro deve-se fazer a mistura entre os tons de MIX , na proporção correta, para depois adicionar a quantidade correta de base. Por exemplo:
Para a criação de 60gr do tom 7.4; sabemos que serão utilizados 45g de 7.0 + 15gr de Topázio (4444). Onde 11 gr. será de Mix Yellow (3333) e 4gr de Mix Red (6666)
Já para a criação de 60gr do tom 7.44, será utilizado 30gr de base 7.0 + 30gr de Topázio (4444). Onde destas 30g de Topázio, 22gr será de Mix Gold (3333) e 8gr de Mix Red (6666)
Da mesma forma, é só seguir a receita para a obtenção dos demais tons Intermediários ou ainda utilizar outras proporções de misturas entre as cores para criação de outros tons e associar a base que desejar.
Ainda assim, nunca nos esqueçamos da Estrela de Oswald, que é quem nos guia tanto para uma mistura eficiente das cores para reforçamento ou intensificação de reflexos, mas também nos socorre quando precisamos fazer uma neutralização, se porventura ocorrer algum erro. Então esteja sempre atento! E sempre lembre que a neutralização perfeita ocorre em mesma altura de base e mesma intensidade de cor, gerando marrons nos tons mais escuros e beges nos tons mais claros.
I want to to thank you for this good read!! I certainly loved every little bit of it. I have you bookmarked to look at new things you postÖ