A Colorimetria capilar é o estudo que analisa as tonalidades de todas as cores de cabelo e como elas se comportam quando trabalhadas juntas. Os coloristas e cabeleireiros que estudam a colorimetria sabem como neutralizar cores e quais cores misturar para conseguir diferentes tons. Isso porque, a técnica permite que o resultado das colorações saiam mais precisos e bonitos, chegando na cor desejada com maior harmonia.
O estudo da colorimetria capilar possibilita que o profissional entenda quais são os tipos de cores e como elas agem quando combinadas com outras. Há três conceitos básicos que o cabeleireiro precisa para uma obter uma coloração mais precisa:
Altura de tom
Reflexos
Fundo de clareamento
Altura de Tom:
A altura de tom identifica o quão claro ou escuro o cabelo se encontra, para facilitar a identificação da cor.
Esses tons estão organizados em uma escala que é usada na tabela de cores.
A altura do tom é representada pelo numero da cor antes do “.” (ponto).
Veja a escala completa:
1.0 – Preto azulado
2.0 – Preto
3.0 – Castanho escuro
4.0 – Castanho Médio
5.0 – Castanho claro
6.0 – Louro escuro
7.0 – Louro Médio
8.0 – Louro claro
9.0 – Louro Extra claro
10.0 – Louro claríssimo
11.0 – Louro super claríssimo
12.0 – Louro extra claro
Reflexos:
Os reflexos são aquelas cores que são adicionadas na cor de base e costumam ficar mais visíveis na luz do sol.
Na tabela, os reflexos são representados pelo número após o “.” (ponto), conforme a escala abaixo:
.0 – Ausência de reflexos
.1 – Acinzentado ou azul
.2 – Irisado ou violeta
.3 – Dourado
.4 – Acobreado
.5 – Acajú
.6 – Vermelho
.7 – Marrom ou chocolate
.8 – Verde ou mate
.9 – Pérola
Fundo de Neutralização:
Para obter o tom desejado, deve-se levar em conta a cor que o cabelo foi deixado após o processo de clareamento. Se ele está vermelho, deve ser usado um fundo de neutralização mate, para justamente neutralizar a cor inicial, para que não interfira no resultado final.
Para isso a coloração Origine Couleur Guichar conta com fundo de neutralização mate/nude. Para neutralizar todos os tons quentes.
Primeiro identifique a cor que você deseja neutralizar, depois escolha a base com o reflexo de cor oposta à cor a ser neutralizada. Exemplo: Se você quer neutralizar o laranja, use o reflexo .1 azul.
Para facilitar o entendimento, observe a estrela de Oswald. As cores inversas (azul e laranja por exemplo) são as que se neutralizam. As cores frias neutralizam as cores quentes.
Esse é um resumo breve do que se trata a colorimetria, para mais informações, entre em contato com a Guichard Cosmética para consultar quando e onde será o próximo Curso de Colorimetria Hair Expert promovido pela Guichard em parceiria com os melhores técnicos do país em sua região.